E-mail corporativo: 05 motivos para você utilizar
E-mail corporativo: 05 motivos para você utilizar
Entenda o que é um e-mail corporativo e veja como ele te ajuda a fechar mais vendas.

O e-mail continua a ser um dos principais meios de comunicação de uma empresa. Junto com outros fatores, um bom e-mail, apresentável e confiável pode impulsionar (e muito!) a sua empresa no processo de venda, afinal a credibilidade de uma empresa começa no e-mail que ela usa.

Não é de hoje que muitas empresas e empreendedores insistem em não utilizar e-mails corporativos, muitas vezes apenas pelo investimento parecer caro ou complicado (estamos aqui para provar o contrário), mas não entendem o impacto que isso pode causar nas suas vendas.

Além do seu uso no dia a dia, na troca de informações com prestadores, parceiros e, principalmente, clientes, o e-mail corporativo também pode (e deve) ser utilizado como uma ferramenta de auxílio no trabalho (vamos falar um pouco mais sobre isso abaixo).

Antes de tudo, o que é um e-mail corporativo?

Diferentemente de um e-mail pessoal, normalmente oferecido gratuitamente pelas empresas, um e-mail corporativo leva o nome da sua empresa nele, fazendo parte da identidade corporativa.

E-mails como Hotmail, Gmail, Outlook, Yahoo e outros, cumprem seu papel de entrega de e-mails, mas não passam a credibilidade de um e-mail corporativo @suamepresa.com.br. Um e-mail corporativo (ou e-mail profissional) tem um peso que vai muito além de apenas um endereço eletrônico de correspondência.

05 motivos para você usar um e-mail corporativo

Entre as diversas vantagens e facilidades, vamos listar os 5 principais motivos para você investir já em um e-mail corporativo o quanto antes:

1. Aumenta a credibilidade da marca

Esse talvez seja o ponto mais importante. Empresas que utilizam provedores gratuitos de e-mail passam a imagem de empresas amadoras e, quase sempre, isso não é o que o seu cliente busca.

Por mais que a sua empresa seja focada em prestar serviços ou vender produtos de qualidade e excelência no atendimento, ao se deparar com um e-mail gratuito o destinatário do e-mail (seja cliente, parceiro ou fornecedor), não tem o impacto de uma empresa profissional, justamente por não se deparar com um e-mail corporativo.

Um e-mail corporativo torna a empresa mais atrativa e competitiva no mercado apenas por demonstrar mais credibilidade.

2. Reúne todas as informações da empresa

Muitos empreendedores cometem o erro de não dividir a vida profissional e a vida pessoal. Isso pode passar despercebido, mas acaba afetando a produtividade de qualquer pessoa, seja um dono de empresa ou um funcionário.

É importante reunir todas as informações da sua empresa em um único local, de modo a focar no crescimento da empresa e evitar ser interrompido por e-mails de propaganda que não são convenientes para o momento.

Além disso, um e-mail corporativo é de propriedade da empresa, então caso um funcionário seja desligado, evita problemas relacionados ao vazamento de informações importantes, além de ser um local de armazenamento de todo o trabalho já realizado para que ele possa ser continuado.

Ter um e-mail corporativo divide as atividades profissionais dos seus e-mails do dia a dia, tornando o expediente mais produtivo.

3. Mais segurança

Plataformas pagas de e-mail costumam ter ferramentas de proteção mais avançadas e atualizadas que as ferramentas utilizadas em plataformas gratuitas. Alguns exemplos são:

  • Antivírus
  • Antimalware
  • Antispam
  • Bloqueio de contas indesejadas e/ou suspeitas

Essas funcionalidades são apenas o básico (e necessário) para a utilização segura de um e-mail, principalmente de forma corporativa.

Além disso, por ser de posse da empresa, ao utilizar um e-mail corporativo você consegue restringir o acesso a conta de e-mail pela máquina, impedindo que seja acessado fora da empresa.

4. Ajuda com a divulgação

Ao utilizar um provedor de e-mail gratuito, você está fazendo uma pequena propaganda desses serviços, sendo que, por um baixo investimento, poderia estar divulgando a sua própria empresa e ganhando credibilidade.

Aos olhos do cliente, e-mails como “@hotmail.com”, “@gmail.com” e outros são encarados como spam caso o remetente seja desconhecido.

Ao utilizar um e-mail corporativo você passa a assinar seus e-mails com o nome da sua empresa e o índice de abertura de e-mails corporativos é significativamente maior quando comparado com e-mails “comuns”, refletindo diretamente nas vendas da sua empresa.

5. Otimiza processos cotidianos

Provedores de e-mail corporativo possuem estrutura para auxiliar o seu dia a dia além do simples envio de e-mails.

Algumas das ferramentas que costumam estar embutidas nos e-mails corporativos são:

  • Agendas inteligentes
  • Sincronização de contatos
  • Grande capacidade de armazenamento de dados
  • Sincronização entre dispositivos

Esses recursos parecem simples, mas auxiliam na produtividade de toda a sua equipe.

Resumo…

Apesar de muitas vezes ser um ponto esquecido, o e-mail é cada vez mais o principal meio de contato com clientes, parceiros e fornecedores, mostrando-se extremamente necessário. Um item tão importante no crescimento de uma empresa não pode (e não deve) ser deixado de lado.

Quanto melhor a reputação da sua empresa no mercado, mais oportunidades de negócio ela tem. Não deixe de investir em um e-mail corporativo. É um pequeno investimento que traz diversos benefícios, tanto para os usuários quanto para a empresa em si.

Quer saber como é fácil ter um e-mail corporativo @suaempresa.com.br? Entre em contato com a NOMAD – Agência de Comunicação e nós te mostramos como!

Somos um agência full service, ou seja, auxiliamos você a ter uma estratégia completa sem a necessidade da contratação de diversos prestadores de serviços. Conte com uma agência de comunicação comprometida com o crescimento da sua marca, ao mesmo tempo que o desafoga de atividades que não são pertinentes ao seu negócio.